quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Caricaturas de Rafael Natal

Anos atrás, quando eu era diretor de arte e criação da Focus Publicidade fazendo dupla com o redator Daniel Zini, um dia entrou na sala da criação uma figura estranha, louca e engraçada; uma estagiária... Nunca me esqueci dela e daquele momento pois todos rimos muito... Ela entrou subitamente na sala e ao invés de perguntar quem era o diretor de arte ela falou do nada: "Quem desenha"? Caimos na risada.....hahaha.

Pensando bem, acho que fomos todos castigados por aquelas risadas pagando com um cenário estarrecedor e até de certa forma preocupante: 99% dos diretores de arte de hoje não desenham nada!!! Um absurdo? também acho. Foi a praga da estagiária!!!

Fui diretor de arte por muitos na Salles Interamericana em São Paulo, a primeira agência de publicidade do ranking brasileiro na época. Lembro bem que lá, todos diretores de arte não só desenhavam como eram paralelamente artistas de primeira linha como Banzai, Yae Takeda, Bjarn Norking, Jack Ronc, Marcio Perry, eu, entre muitos outros nomes. 

Falando nisso quero aqui homenagear um rapaz bem novo, com um talento para criar e desenhar: Rafael Natal. Coisa rara de se ver. Esse menino de apenas 23 anos me foi apresentado em 2008 como o novo diretor de arte contratado pela agência de publicidade onde naquele ano eu era o diretor de criação. Foi uma grata surpresa ver todo aquele talento pronto para ser lapidado. Ensinei o que pude pra ele, de criação publicitária naquele ano e vi meus esforços serem recompensados em 100%. Hoje, Rafael Natal acabou de se mudar para o Canadá, e tenho certeza, continuando com sua sabedoria, talento, humildade, muito estudo e dedicação ao trabalho que sempre teve, será em breve um dos melhores de diretores de arte do Brasil. Isso claro, além de se destacar e se aprimorar cada vêz mais ao seu trabalho como artista. Coloco aqui 4 caricaturas feitas ainda no Brasil por ele, Rafael Natal. Curtam pq o trabalho do cara é simplesmente fantástico! - Mauro Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário